Atenção
Matrícula na rede pública tem início nesta quarta
Foram 1.090 interessados para o ano letivo de 2017, ante 452 em 2016
A partir desta quarta-feira (4) se inicia o período de matrículas daqueles alunos que se inscreveram em novembro às vagas do primeiro ano dos ensinos Fundamental, Médio, Profissionalizante, Magistério e Aproveitamento de Estudo, em Pelotas. No mesmo dia começam as inscrições para transferência entre escolas aos alunos do segundo ao nono ano do Fundamental.
Serão de 80 a 100 fichas distribuídas diariamente para atender até o dia 17 de fevereiro quem quiser ingressar no primeiro ano dos ensinos Fundamental e Médio e no Ensino Profissionalizante. Foram 1.376 inscritos para o primeiro e mais 1.579 para o segundo. Os número são menores do que os do ano letivo 2016: 1.784 e 2.741, respectivamente. Para realizar a matrícula o aluno deve levar certidão de nascimento ou identidade, comprovante de residência (conta de água ou luz), além do RG e do CPF do responsável. Ao todo Pelotas possui 55 escolas estaduais e 87 na rede municipal.
Destaca-se nas inscrições o crescimento do número daqueles que vão à Central de Matrículas procurando pelo Ensino Profissionalizante. Foram 1.090 interessados para o ano letivo de 2017, ante 452 em 2016. A coordenadora do local pela Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed), Cátia Pereira, afirma que o avanço é reflexo da busca cada vez maior pela qualificação no mercado de trabalho. São oferecidos os cursos de Técnico em Manutenção de Informática, Técnico em Administração, Técnico em Contabilidade e Magistério.
No caso das transferências entre escolas - do segundo ao nono ano -, para evitar as filas, a coordenação da Central recomenda a inscrição pelo site www.educacao.rs.gov.br ou em qualquer escola pública, mas salienta que o cadastro pode também ser feito no local. O período vai de 4 a 13 de janeiro. O estudante indica três escolas e ao final é encaminhado a uma, provavelmente a mais próxima de sua casa. No caso da transferência do segundo e do terceiro ano do Médio, o trâmite deve ser feito diretamente entre as escolas.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário